domingo, 19 de setembro de 2010

Mini Cake Recife Antigo

Mini Cake Recife Antigo


Pequeno bolo de rapadura com coulis de manga. Servido com sorvete de tapioca

Ingredientes:

320g de rapadura raspada;
200ml de água;
4 claras;
4 gemas;
250g de manteiga;
10g de fermento em pó;
240g de farinha de trigo;
200 ml de polpa de manga;
10 ml de suco de limão;
100 ml de mel de engenho;
40 ml de rum;
q.b de gengibre ralado


Modo de preparo:

Misture a rapadura com a água e leve ao fogo até derreter. Enquanto isso, bata as claras em neve. Depois, misture a manteiga com as gemas e vá adicionando aos poucos a rapadura derretida já fria. Então, coloque a farinha de trigo, as claras em neve e o fermento sempre misturando bem. A mistura deve ser feita a mão para o bolo não ficar seco. Despeje em uma forma untada, cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180° para assar (aproximadamente 30 minutos). Depois, retire o papel e deixe dourar por mais 15 minutos.

COULIS DE MANGA: Asse em temperatura média por 15 minutos. Desenforme. Bata a manga com o suco de limão. Reserve. Ferva melado, rum e 45 ml de água por 5 minutos. Sirva o doce, a calda quente e a manga batida. Decore com hortelã.

ACOMPANHAMENTO: 1 bola de sorvete de tapioca.
 
"Sobremesa desevolvida pela Chef Tânia Bastos para o Festival Recife Sabor &Arte oferecida no Restaurante Escola SENAC."

Um comentário:

Leandro Ciasca disse...

Tânia, confesso que achei engraçado o fato da sobremesa ter como um dos ingredientes, a tradicional rapadura nordestina. Para mim, que sou paulista, é algo inusitado.

Gostaria de provar essa sobremesa algum dia; acho que um vinho de colheita tardia a acompanharia bem.

Leandro Ciasca - amigo do vinho.