segunda-feira, 2 de julho de 2012

Bolo Barra branca

Feito de massa de mandioca, o bolo teria surgido de um acidente culinário. Colocado para assar num calor muito excessivo, acabou por assar mais por fora e manter a massa menos cozida por dentro. Hoje, o resultado bifásico é intencionalmente procurado.

É a alta temperatura do forno que faz com que a massa saia do calor em cores e texturas diferentes. “Nós assamos o bolo num tabuleiro em forno de temperatura muito alta, a mais de 360 ºC. O choque térmico cozinha ele por fora rapidamente e deixa a massa menos cozida por dentro”, diz o empresário José Paulino de Belo, proprietário da Laís Bolo.
 A receita é basicamente a mesma do bolo de mandioca. Só muda a técnica de cocção.
Uma dos maiores fabricantes do Barra Branca em Bezerros é a Lais Bolos, que chega a produzir até 24 toneladas do bolo por mês, segundo informações do seu proprietário, José Paulino. Há mais de 20 anos no ramo, ele não esconde de ninguém a importância desse bolo para o comércio de massas, que além de ser procurado por pessoas de todo o Estado, ainda é comercializado para São Paulo, Rio de Janeiro e alguns Estados do Nordeste. Comércio de massas, que além de ser procurado por pessoas de todo o Estado, ainda é comercializado para São Paulo, Rio de Janeiro e alguns Estados do Nordeste.

A RECEITA 

1 Kg de massa de mandioca (lavada e seca)
400 g de açúcar (peneirado)
400 g de manteiga (em temperatura ambiente)
6 ovos
200 ml de leite de coco grosso
1 colher de sopa de fermento
Uma pitada de sal
Bata, bem, manteiga e açúcar até que fique bem cremoso.
Junte a massa de mandioca, as gemas, o fermento, o leite de coco, o sal e as claras em neve. Coloque em forma untada e asse em forno bem quente.

Serviço:
Laís Bolos – Rua Deoclécio Leão, Bezerros. Tel.: 81 3728-144. Uma das referências na produção de bolos tradicionais na cidade, com destaque para o barra branca. Tel.: 81 3728-1448 

40 comentários:

Rena pães e Doces disse...

olá!! é um orgulho estar participando de seu blog, admiro vc e seu trabalho,envolvido eu no ramo de panificação e confeitaria, com certeza vai ser de grande valia...parabéns!

Douces Sensations disse...

O QUERIDA EU QUE AGRADEÇO, SEJA SEMPRE MUITO BEM VIDA RENA

Anônimo disse...

oi querida eu adorooooooooooo suas receitas.
tãnia eu sou sandra.

vilma lucia disse...

oi minha linda sou de recife mais moro em vitoria sou apaixonada bolos feitos com macaxeira. esse bolo barra branca comi de já faz muito tempo fiquei muito feliz em encontrar sua receita aqui, em vitoria eu não encontrei a massa puba beijos.

Anônimo disse...

oi Tânia suas receitas são ótimas,mas tentei fazer o bolo barra branca e ficou barra preta, acho que tem um segredo, de como assar este bolo.

Anônimo disse...

OLHA PARA ESSE BOLO FICAR BARRA BRANCA, O FORNO TEM QUE CHEGAR A 320 GRAUS, EM FORNO COMUM NÃO VAI DAR CERTO MESMO

Unknown disse...

Olha eu fiz é deu certo ficou com a barra branca e no forno comum. So que a receita não é essa que está ai

delita.medeiros@hotmail.com disse...

BOA NOITE,QUANTOS MINUTOS O BOLO BARRA BRANCA FICA NO FORNO?

Unknown disse...

Vou tentar fazer aqui em Rondônia

Unknown disse...

Vc poderia passar a receita Reginaldo Matos?obrigado!

Charito Peraza disse...

Boa Tarde Tânia, eu quero fazer este bolo no meu forno elétrico doméstico é da marca Layr e temperatura máxima que atinge é 300º graus,,porém quando faço meus bolos comuns eu tenho que abaixar a temperatura a 160º C porque é um forno muito quente, neste caso você acha que poderia dar certo eu fazer o bolo barra branca neste meu forno elétrico.

De antemão muito obrigada

Josemilda disse...

Adoro esse bolo. Sempre procurei essa receita, tomara que dê certo. Obrigada.

Unknown disse...

Reinaldo passe a receita desse bolo barra branca

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Ele pode ser congelado ?? Pois eu trouxe de recife e queria guardar

Unknown disse...

Essa receita é impossível alguém saber fazer é um bolo misterioso.

Unknown disse...

Tania bastos não conseguir fazer esse bolo com essa receita!!! estou quase pagando para um nordestino porreta da cidade de bezerros me ensinar fazer esse bolo !!!

Ivete disse...

Alô Reginaldo passa a recetia da barra branca pra mim.

Unknown disse...

Ola,boa noite. Eu sempre comi desse bolo, mais nunca tive a coriosidade de saber como é feito. Mais depois que passei 27 dias em caruaru,e fiquei sabendo que o melhor bolo barra branca e dee bezerros.agora que vi a receita vou fazer,espero que dê certo.. Não tem o tempo pra assar?? Obrigada....

Anônimo disse...

oi tana quero fazer esse bolo sera que consigo ??? meu sogro fazia vou tenta obrigado .

Unknown disse...

olá. boa tarde. alguem fez e deu certo. com a barra branca.

Unknown disse...

Olá Boa noite alguém fez esse bolo e deu certo?

Unknown disse...

Esse bolo ninguém da a receita se você sabe Reginaldo por favor nos repassa.

Unknown disse...

Por favor me passe essa outra receita Reginaldo.

Unknown disse...

Você pode passar a receita , por favor ?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Muito obrigada por compartilhar a receita, sou louca por esse bolo come ele quando tinha 5 anos de idade até hoje sinto o sabor dele, vim pro Rio e encontrei ele novamente,e ele continua com o mesmo sabor, irei fazer , muito obrigada mesmo sucesso linda 😘😘

Unknown disse...

Tentarei fazer.. torcer para dar certo.
Obrigada!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Esse bolo é dividido em duas partes e feito uma montagem sou nordestina e amo esse bolo mais nao sei porque as pessoas fica fazendo joguinho pra nao da a receita

Unknown disse...

Verdade eu amo essa bolo sou nordestina e tenho certeza que tem truque esse bolo e essa receita pode fazer parte mas nao esta completa

Unknown disse...

Alguém tem está receita do barra branca para fazer no fogão comum obrigado

NILTON ESCOBAR disse...

Dizem que o erro não dá certo! + Neste caso deu + que certo.
Bolo barra branca é mesmo um mistério quando eu morava em Campina Grande-PB sempre ia com minha mãe pra feira central pra comer o bolo é claro.

Ricelly disse...

Opa Nilton aqui em campina faz se na palha da bananeira e em forno de lenha acho q esse deve ser o segredo e la na feira o tok especial vai com caldo de cana, hummm ;)

Unknown disse...

Oi, você pode passar a receita por favor. Amo esse bolo.

Joseane disse...

Gostaria de saber se esse bolo pode fazer com massa puba comprado na Feira. Ou tem quer mandioca ralada como é a massa?

Unknown disse...

Verdade,eles não passa A receita certa fica enventando história.o rapaz fez com massa montada e ficou top.

Douces Sensations disse...

Sim a temperatura deve ser a mais alta possível acima de 300graus