sexta-feira, 10 de abril de 2009



Acabei de ler O Sal é um Dom - Receitas de Mãe Canô, livro de Mabel Velloso lançado no final do ano passado. Uma leitura leve e muito agradável, recomendada para o finde! O livro é mais do que um caderno de receitas, mas uma coletânea de memórias com lindas fotos, como a do pirulito de caramelo feito em cone de papel e a emotiva imagem da mesa posta com a cabeceira vazia, desde a morte do pai da autora.
Mabel reuniu as receitas da família e costurou tudo com as lembranças que passeiam pela casa em Santo Amaro. Há receitas práticas e interessantes, como a moqueca de ovo e a maxixada, que pretendo fazer. Mas achei divertida mesmo foi a farofa de mel, que segundo a autora, "torna o paladar mais apurado" ao ser servida com uma moqueca apimentada ou um caruru.
Sem falar que a farofa de mel é um costume antigo usado para que "tudo em volta fique doce, suave, cheio de paz". Uma simpatia diz que ao preparar a farofa com a mão, deve-se dizer o nome da pessoa que se quer "prender", nem que seja pela boca, hehe.

O Sal e um Dom - Receitas de Mãe Canô
Autora: Mabel Velloso
Editora: Nova Fronteira
ISBN: 9788520921364

Nenhum comentário: