sexta-feira, 10 de abril de 2009

CIABATTA

Ciabatta Breve história
As conquistas do Império Romano no segundo século expandiram o pão por toda Europa (principalmente pelos países de origem latina). Em época de recessão (que não é só "privilégio" dos tempos modernos), a população tinha que encontrar um jeito de fazer pão com pouca farinha de trigo. Assim nasceu a ciabatta. Esse pão foi batizado com esse nome porque era rústico e achatado e muito parecido com um sapato velho (ciabatta em italiano). Hoje, fenômeno de moda, a ciabatta ressurgiu nas prateleiras das padarias do mundo inteiro adaptada às realidades e gostos da nossa época. Seu miolo é bem branco e a sua casca é fina, crocante e clara (bem diferente da ciabatta de antigamente!!!)
Ingredientes:
- 1 kg de farinha de trigo branca
- 800 g de água à temperatura ambiente
- 30 g de fermento biológico
- 20 g de sal
- 100 ml azeite de oliva

Prepare assim:
Numa vasilha grande, misture a farinha e o sal Dilua o fermento em água Adicione a metade da quantia d'água à farinha.
Quando misturado em uma massa bem líquida, coloque o restante d'água. Amasse energeticamente essa massa (que parece um mingau) com as mãos por 10 minutos até começar a ter um pouco de consistência.
Misture o azeite e amasse novamente por 10 minutos. Deixe esta massa crescer na própria vasilha durante uma hora.
Depois, vire a massa em cima da mesa previamente polvilhada com farinha.
Corte com uma faca os pedaços de massa e coloque diretamente na assadeira previamente untada com azeite de oliva. Pré-aqueça o forno por pelo menos 15 minutos. Depois, é só colocar os pães para assar por 20 minutos.

Nenhum comentário: