quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Dia de Reis x Bolo de Reis

Ele chegou ao Brasil de Portugal - com mais de 100 anos de atraso - mas sua receita carrega muito da tradiçao francesa, que também guarda seus mistérios para o dia 6 de janeiro
Com mais de 100 anos de atraso em relaçao a Portugal, o Brasil adotou a tradiçao do Bolo Rei. Em muitas casas do país, esse doce rico é a estrela da festa de 6 de janeiro, quando os cristaos celebram a adoraçao do menino Jesus pelos Reis Magos. Os brasileiros já o saboreiam no Natal, seguindo a mesma tendencia portuguesa de ampliar seu período de consumo.O Bolo do Dia de Reis, como era chamado antigamente, leva frutas cristalizadas, uvas passas, nozes, amendoas picadas e dois mimos: uma fava e um presente. Ambos portam presságios ingenuos - e nao sao para comer. Quem receber a fava na sua fatia de bolo, terá sorte no ano e pagará o Bolo Rei do próximo 6 de janeiro. Quanto ao presente, habitualmente um rei ou uma rainha de louça, trará riqueza a quem o encontrar. Caso seja uma aliança, a pessoa casará brevemente.
O Bolo Rei é inspirado na Galette des Rois, o Bolo do dia de Reis dos franceses. Chegou a Portugal no final do século 19, por meio da regiao da Estremadura. Mas foi popularizado pelas doceiras de Lisboa e Porto.
Na capital de Portugal, começou a ser preparado pela Confeitaria Nacional, que ainda funciona na Praça da Figueira, número 18B. A tradiçao aportou no Brasil com imigrantes portugueses. Em Sao Paulo, algumas confeitarias vendem Bolo Rei para ser saboreado no Natal e Dia de Reis. A receita é a mesma de Portugal. O bolo tem massa levedada e na França, geralmente é folhada.
A Galette des Rois também oculta simbolismos. Mas sao ligeiramente diferentes dos que contém o Bolo Rei. Antigamente, na Galette des Rois havia uma feve (fava). Hoje, esconde apenas um boneco de louça. Quem o receber será o rei da festa. Terá o honroso direito de comer a sua fatia usando uma coroa na cabeça.
Os franceses levam a sério essa tradiçao. Formaram até um clube de colecionadores de feves, com aproximadamente 2.500 sócios

BOLO REIS
Ingredientes
200 g de manteiga
140 g de açúcar mascavo
395 g de leite condensado
250 g de farinha trigo
20 g de fermento
150 g de frutas cristalizadas
100 g de passas 4 ovos


Modo de Preparo
Bata as claras em neve e reserve. Bata a manteiga, o açúcar e as 4 gemas até formar uma massa fofa e esbranquiçada. Esse procedimento leva entre 10 e 20 minutos, dependendo da potência da batedeira. Incorpore o leite condensado, adicione a farinha de trigo e o fermento e misture delicadamente. Agregue à massa as passas e as frutas cristalizadas. Adicione a clara em neve, coloque em formas de papel pequenas (a chef Marcella indica formas de empada tamanho 0) ou numa forma de bolo furada. Se preferir pela forma de alumínio, unte o recipiente com manteiga e farinha de trigo. Asse o bolo a 180 graus durante aproximadamente 30 minutos. Se quiser, coloque doce de leite em pasta ou suco de limão com açúcar como cobertura para o bolo.

Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: 20 porções

Nenhum comentário: