quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Chef/Ídolos

Há muito tempo desejando falar sobre o assunto, mas sem tempo e hoje chegou o dia.
Passei  alguns anos de minha vida morando em fazenda, ociosa sem muita coisa a fazer, boa parte do tempo onde ocupava-me  com o plantio da horta,  leitura e televisão,  foi esse período que foi determinante na minha profissão, assistindo programas TV,  passei a acompanhar alguns  chefs e culinarista, nos quais inspirava-me a cada dia, e uma delas como a Isamara Amâncio que vir conhecer anos depois  em Salvador na época em que inaugurava meu Espaço de Gastronomia aqui em Recife e a convidei para inaugurar, ela  topou na hora, quase não acreditei que teria a Isamara aqui, um doce de pessoa.
 Tornei-me uma profissional  dedicada sempre em busca de novos conhecimentos e surge então a oportunidade de conhecer meu chef/ídolo, fui para São Paulo fazer curso com ele, mal podia espera a hora de conhecê-lo,  adorei o curso o e chef.
Quatro anos se passam e recebo convite ministrar um workshop no grande evento de gastronomia onde teríamos  grandes chefs de todo  Brasil, e meu chef/ídolo estaria também nesse evento pulei de alegria,  e tremi quando cheguei para realizar minha aula e vir o na  platéia para assistir a aula, tinha cerca de 300 alunos mas,  meus olhos só enxergavam era ele ali, passava um filme na cabeça onde eu podia imaginar um dia que teria meu Chef/ ídolo assistindo minha aula foi muita emoção.
No dia seguinte chegou a minha vez de assistir a sua aula,  no fim de sua estava todo enrolado com a degustação dos alunos e procurei ajudá-lo,   recusou me ajuda se mostrou uma pessoa muito fria, individualista, e prepotente.  Fiquei de longe só assistindo meia que decepcionada, tentei tirar uma foto mais nem conseguir, o assedio estava muito grande envolta dele.
O evento tinha três dias de duração e todos os chefs convidados deviam permanecer no evento, por coincidência nesse dia havia um jantar de agradecimento aos  chefs , dei carona a chef/ídolo e mais duas pessoas da organização  até o restaurante, o jantar foi super agradável tive a oportunidade de conhecer, conversar com  outros chefs que se tornaram amigos.  Um deles encantei-me  com tanta humildade, não pedir tempo e pedi um estágio para ele, a resposta foi o seguinte, olha não se  você sabe mais não costumo receber estagiários  na minha loja, mas se você quiser ir venha e passe o tempo que quiser conosco , daqui a dois meses estou voltando aqui e a gente se fala.  Em outra oportunidade meu chef/ídolo esteve aqui  no Recife novamente deixei todos meus compromissos  fui para seu curso, nos falamos rapidamente tiramos fotos com um monte de gente. 
Esse ano marquei  fazer um curso com um amigo/chef de São Paulo, tudo certo para viagem até que recebo uma ligação informando que o curso tinha adiado para o próximo ano, como já tinha acertado passagem  e hotel resolvi não desmarcar e procurei outro curso depois de muitos contatos terminei marcando curso com chef/ídolo o tema nem interessava muito mas não tinha muita opções na data.
 Para minha decepção quando cheguei feliz da vida em está ali mais uma vez, ele entrou em sala de aula não deu um bom dia! Não  falou comigo ou se lembro de mim, durante a aula ainda me perguntou de onde eu era, fim de aula desapareceu organizei minhas coisas e pedir uma de suas funcionárias para solicitar um taxi, havia apenas três alunas nesse momento que também aguardava seus taxis, quando estava de saída ele apareceu já havia trocado de roupa tiramos uma foto  ele olha para mim e pergunta como estava minhas aulas aqui no Recife,  respondi  que estava muito bem na mesma correria,  de sempre, ou seja fingiu que não se lembrava.
Quanto ao chef que tinha pedi estágio voltou dois meses depois e deu uma brilhante palestra, ficou acertado tudo para o estágio. Devido aos compromissos terminei sem pode ir,  passam dois anos e eu ligo pedindo pelo estágio eram 20:00 hs  e ele estava na produção e veio me atender, gente o chef se lembrou de mim depois de dois anos, na maior humildade  dizendo estou te esperando venha quando quiser e passe o tempo que quiser, fiquei emocionada  com sua atitude. E só deu pode perceber o valor dessas suas palavras agora depois de muitos e-mail enviados a vários colegas chef onde procurava por estágios uns desejaram-me boa sorte, outros recebi  não todo desenhado, e outros não tiveram a delicadeza se de responder  mesmo  dizendo não. Nunca imaginei que fazer um estágio fosse algo tão difícil.

Nenhum comentário: