sexta-feira, 24 de junho de 2011

Pamonha de milho verde


Ingredientes: 20 espigas de milho verde
2 cocos secos
1 litro de água
2 xícaras de chá de açúcar
sal

Preparo:
Corte os caroços de milho e passe numa máquina para triturar. Reserve. Rale os cocos e retire o leite de coco grosso (ver em seguida) e o leite de coco fino (ver em seguida). Misture o milho triturado ao leite de coco grosso. Passe três vezes numa peneira fina. Junte, aos poucos, leite de coco ralo, açúcar e sal. Faça saquinhos com as palhas dos milhos. Encha cada saquinho com a mistura de milho, amarrando as extremidades com tirinhas feitas da própria palha. Leve os saquinhos ao fogo, em água fervente, por aproximadamente uma hora.

Como extrair o leite de coco grosso:
Quebre o coco ao meio. Escorra a água. Com a ponta de uma faca, solte o coco da casca. Descas­que os pedaços de coco, retirando a pele grossa e escura. Rale o coco. Coloque a polpa do coco ralada no liquidificador com bem pouca água. Triture, peneire e coe. Um coco grande deve dar, mais ou menos, uma xícara de leite de co­co.

Como extrair o leite de coco fino:
Coloque no liquidificador, com bem pouca água, o bagaço do coco (que já foi anteriormente usado para retirar o leite de coco grosso). Triture, peneire e coe. A quantidade de leite fino depende da quantidade de água que se junte ao bagaço do coco. Quanto mais água, mais ralo será o leite. Rendimento: 15 pamonhas.

Nenhum comentário: